quinta-feira, 16 de abril de 2009

varicela - que coizinha mais chatinha!

cria em casa com varicela!
anda bem disposta, não fosse o facto das lesões a terem atacado mais nas zonas mais intimas... pelo que cada ida ao wc é seguindo de um "dói, mãe, au au ,aaaaaaaaaauuuuuuuuuu, AAAAAAAAAUUUUUUUUUUU!"

ela anda a antihistaminico, pomadinha nas pintinhas e banhocas com 2 colheres de sopa de farinha maizena!

resumo
"a varicela é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pelo Vírus Varicela Zoster (VZV), pertencente à família Herpesvírus.
é uma típica doença da infância, atingindo preferencialmente crianças entre os 2 e os 10 anos, podendo, contudo, surgir em pessoas susceptíveis (não imunes) de qualquer idade.
ocorre predominantemente no fim do Inverno ou início da Primavera.

transmissão:

  1. por contacto directo com as lesões cutâneas;
  2. indirectamente, através do ar contaminado com secreções respiratórias (espirros, tosse, gotículas de saliva) de indivíduos infectados.
  • a transmissão começa cerca de dois dias antes do aparecimento das lesões cutâneas e só termina quando todas as lesões se encontram em fase de crosta. (assim, as crias contrairem varicela, só deverão voltar ao infantário/escolinha quando todas as lesões estiverem "secas". o risco é mais elevado em situações de contacto íntimo ou de permanência em ambientes fechados (creches, salas de aula, salas de espera de consultórios, enfermarias...).

período de incubação:

pode ir de 10 a 21 dias. o período de contágio começa antes do aparecimento das lesões, a transmissão pode ocorrer através de uma pessoa aparentemente saudável que só posteriormente desenvolveu a doença.

sintomas:

febre baixa; (podendo associar-se a) dor de cabeça, dor de garganta, dor de barriga, cansaço e diminuição do apetite; cerca de dois dias depois aparecem pequenas manchas vermelhas, normalmente na face, tronco e couro cabeludo, que podem espalhar-se para o resto do corpo; provocam muita comichão e transformam-se rapidamente (em poucas horas) em "bolhinhas" cheias de líquido. estas bolhas vão-se rompendo e secando, formando crostas em alguns dias (1-3 dias). à medida que se vão formando crostas, novas manchinhas aparecem, de modo que, numa mesma área de pele, podem encontrar-se manchas, bolhas e e crostas.

habitualmente só deixam de aparecer novas lesões ao fim de 5 dias.

também é frequente o aparecimento de lesões nas mucosas (boca, genitais...).

tratamento:

por razões obvias, não vou referir tratamento pois não sou médica.

cuidado:

nunca deve dar ácido acetilsalicílico ou derivados (como Aspirina®, Aspegic®) a crianças com varicela. a sua utilização pode conduzir ao desenvolvimento de uma reacção grave - a síndrome de Reye."

mais aqui , aqui e aqui

2 comentários:

Odracir disse...

As melhoras rápidas!

melancia disse...

Odracir:
Obrigada!
esta noite foi mesmo chatimho, o que ela sofreu...