quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

seca by Borges

a sério que me custa ouvir isto.
vindo de quem vem, com as responsabilidades que tem deveria ser mais cauteloso nas palavras para que não se descontextualize. com a água não se brinca.

"As chuvas intensas de Dezembro acabaram com a seca meteorológica registada há dez meses em Portugal e permitiram ao Instituto da Água assegurar que este ano não vai haver quaisquer restrições ao uso da água.
"Está afastado o cenário de restrições ao uso de água em 2010", afirmou á Lusa o presidente do Instituto da Água (Inag), Orlando Borges, assegurando que, mesmo no Verão, não vão ser impostas restrições ao uso de água na agricultura e pecuária, na produção de electricidade e no abastecimento público."
foi só isto que se ouviu na rádio, hoje de manhã. mas o senhor também disse ""Mas o facto de se dizer que não vão haver restrições ao uso de água não quer dizer que os portugueses não devam fazer um uso eficiente da água", ressalvou Orlando Borges."

só que esta frase-chave já não é dita nos noticiários.
a hidrologia não é a minha área de especialidade; contudo sei que se sabe quando uma seca começa. não se sabe quando uma seca acaba. uma seca pode inclusivamente ter episódios onde há um ano de abundância de água.
logo alguém com este tipo de responsabilidades não se deveria permitir dizer que "está afastado o cenário de restrições ao uso de água em 2010", porque mesmo que não tenha sido bem assim que se fez a declaração é esta a frase que fica.
é só uma opinião.
texto aqui

Sem comentários: