quinta-feira, 29 de julho de 2010

otosclerose


(com comentários meus)


a otosclerose é um distúrbio hereditário (bate certo) que envolve o crescimento de um osso esponjoso no ouvido médio (como é o osso mais pequenino que temos quer crescer, o tolinho). este crescimento impede a vibração do estribo em reposta às ondas sonoras, o que impede que as vibrações sonoras passem para o ouvido interno (surdez de condução) (daí eu estar a ficar mouca).
na maioria dos casos de otosclerose, ambos os ouvidos estão afectados (bingo, mas mais para o esquerdo que para o direito... se calhar não é bingo, é linha...).
é mais frequente nas mulheres do que nos homens e agrava-se durante a gravidez (iep) e na menopausa. a raça branca é mais suscetível à otosclerose.
sintomas: lenta perda auditiva (durante um período de 10 a 15 anos) (agora tems sido cavalgante) muitas vezes acompanhada por zumbidos (barulheira é comigo mesmo) e raramente por vertigens (pois).
os zumbidos são um sintoma para o qual existem centenas de doenças possíveis, o que leva os especialistas a investigar cada caso de maneira isolada (pois é, até cheguei a ser medicada para vertigens).
a estapedectomia (extracção do estribo por microcirurgia para o substituir totalmente por um osso artificial) restabelece a capacidade auditiva na maioria dos casos (cerca de 95%), conforme o grau de perda auditiva e se não houver perfuração e dano dos nervos que ligam o ouvido interno ao cérebro.
fonte: manual merk, wikipédia, e outros textos achados por essa internet fora.

Sem comentários: