quinta-feira, 7 de outubro de 2010

salmão com oregãos com puré de alho francês

ontem deu-me a inspiração!
resolvi fazer uns lombos de salmão. acontece que a minha filha não aprecia particularmente salmão, pelo que resolvi puxar pela imaginação e lembrei-me de duas receitas diferentes, com peixes também eles diferentes que juntei e baralhei e o resultado final foi muito bom.
pelo menos ela comeu sem se queixar, o que é fabuloso!
e já que estava inspirada, resolvi criar um puré de batata diferente para acompanhar. resultou em cheio!

salmão com oregãos

fiz assim:
coloquei os lombos de salmão num pirex, polvilhei com sal fino (pouco) e pimenta. cortei alho em fatias finas e espalhei por cima do peixe, juntamente com oregãos. seguidamente reguei com um pouco de leite. após o leite coloquei umas nozinhas de maionaise no salmão, por fim, acrescentei umas fatias finas de limão. embrulhei o pirex em papel de cozinha enquanto fui preparar o puré.
10 minutos antes de servir, coloquei o peixe no microondas 5 minutos mais 2. o peixe assim, resulta muito bem, pois o papel de cozinha mantém a humidade. além de ser rápido.

puré de alho francês

fiz assim:
descasquei batatas, que foram ao lume a cozer em água temperada com sal.
cortei meio alho francês finamente, lavei e coloquei a suar numa frigideira com azeite, sal, pimenta preta. esteve tapado ao lume cerca de 10 minutos.


cozidas as batatas, escorri mal a água, juntei, noz moscada, margarina, leite e usei a varinha mágica com batedor inox para desfazer a batata. este truque é fabuloso, e foi a D. Rosalina, cozinheira do local onde trabalhei alguns anos, que mo ensinou. o puré fica sempre extremamente cremoso. depois foi só juntar o alho francês misturando cuidadosamente com uma colher.
já tinha começado a comer quando me lembrei da foto...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora ainda bem que estás de volta :)