sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

bolachinhas

aproveitando que a pevide I adora fazer bolos e bolachas, inspirei-me nesta receita de bolachinhas para a entreter, pois ontem lá ficou em casa com dores de barriga.  como eu não tinha consultas nem exames nem nada, até calhou bem. bem que o pediatra dela me disse que durante umas sete semanas era natural que se queixasse. raio do virus que a atacou.
fiz uma alteração à receita original, porque como só fiz meia receita, devo ter-me distraido e tive que acrescentar um ovo no fim.
ficam mesmo boas e como a pevide I ontem se recusava a comer, pelo menos comçou por comer bolachas caseiras.

o que leva:
450gr de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
100gr de margarina em temperatura ambiente
225gr de açúcar
1 ovo (+ 1 ovo que tive de acrescentar no fim)
sumo de 1 limão

como se faz:
misturar a margarina e o açúcar, com a batedeira, até ficar uma misture fofo. juntar o ovo. peneirar a farinha com o sal e o fermento, e, adicionar ao preparado anterior lentamente com a batedeira em velocidade baixa. juntar também o sumo de limão.
foi aqui que tive de adicionar mais um ovo, uma vez que a massa parecia massa de fazer crumble, de tão areada que estava...
já com a massa como deve de ser formar uma bola, embrulhar em película aderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos.
estender a massa com o rolo e cortar as bolachinas com as formas que quiser. colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao frigorífico mais 15 minutos.
tirar do frigorífico e colocar no forno pré aquecido a 170ºC, durante cerca de 10 minutos, só até as pontas começarem a ficar douradas.
retirar e deixar arrefer as bolachinhas.


1 comentário:

pantunes disse...

esta pevidinha está uma verdadeira "Chef"
Bon Apetit!