sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

creme de ervilhas

trabalhosa, mas vale a pena!

descascar cerca de 300g de batata, 1 cebola média e 3 dentes de alho. lavar muito bem a parte de branca de 1 alho francês. deitar num tacho estes ingredientes cortados grosseiramente juntamente com 1 colher de sopa de banha de porco. juntar também 250g de ervilhas e deixar refogar lentamente por 7 minutos. levantar o lume acrescentar água de modo a cobrir os ingredientes e acrescentar 1 pedaço de bacon (50 - 70 g) deixar cozer em lume vivo durante 20 minutos. retirar o bacon e reduzir os legumes a puré. de seguida passar a sopa por um passador para se ter um creme aveludado. adicionar sal e pimenta preta. verificar temperos.

pode-se servir assim simples, com pedacinhos de bacon cortados, com croutons.

2 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Concordo plenamente: trabalhosa, mas vale a pena. Bem me consolo com um creme de ervilhas perante outros olhares de rejeição...não sabem o que perdem...

pantunes disse...

trabalhosa não me parece, mas onde ela trabalha mesmo é no meu estômago.

Que raio de bandulho que eu tenho que nao gosta de digerir bolinhas verdes. Só se forem muito pouquinhas. Gordura de banha e bacon então.....
Tenho muita pena porque a minha boca gosta mesmo. É assim como uma as peças de vários puzles. Não encaixam umas nas outras