sábado, 12 de fevereiro de 2011

o bolo ver...branco

e de vermelho o bolo passou a branco! e isto em apenas 10 minutos!
mas porque fui eu pensar em forrar um bolo com pasta de açucar vermelha? se eu nunca tinha trabalhado com a dita pasta, fui meter nesta cabecita loura que a coisa era simples. qual quê. enquanto me lembrar da experiência não me meto noutra!
bom, fiz três corações vermelhos com a pasta só para não a ter comprado em vão...
fiz então um bolo que ficou girasso e bem apetitoso.

o bolo propriamente dito leva:
6 ovos
300gr de açúcar
200gr de farinha
4 meias cascas de ovos com água
1 colher de chá de fermento

sal fino

o recheio leva (receita completa):
10 gemas
250gr açúcar
100 ml de água
pau de canela


a cobertura leva:
3 claras
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água

misturar o açúcar, a farinha, as gemas, a água e o fermento. após se baterem as claras em castelo com uma pitada de sal fino e juntá-las à restante mistura. levar a cozer em forno moderado (180ºc), numa forma rectangular  untada com margarina e polvilhada com farinha.
depois de cozido, deixa-se arrefecer e corta-se para ser recheado com doce de ovos.

o doce de ovos faz-se aquecendo o açucar com a água e um pau de canela. quando estiver a ferver, deitar em fio sobre as gemas batidas, mexendo sempre, levar a lume brando mexendo sempre até engrossar. retirar do lume, retirar o pau de canela e deixar arrefecer.
para a cobertura numa panela, misturar o açúcar com meia xícara (chá) de água e levar a ferver, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio. enquanto a calda se forma, bater as claras em castelo. sem desligar a batedeira e despejar a calda em fio quando estiver no ponto. bater até que a tigela da batedeira esfrie.
montar o bolo após rechear o mesmo com o doce de ovos. de seguida cobrir o bolo com creme branco. decorar a gosto.

1 comentário:

pantunes disse...

tenho pena. Estou de dieta! que maçada. Talvez aceite um talozinho de aipo, ou uma lasquina de pepino.

Esteticamente passa nos padrões. Muito bonito.