terça-feira, 10 de abril de 2012

MAC

eu nasci na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
as Pevides I e II também lá nasceram.
mas não é por isso que acho que não se deve acabar com a MAC.
tal como aqui já referi, passei por lá uns tempos, houve coisas boas, houve coisas muito boas, houve coisas más, como em tudo na vida!
sempre disse, que para nascer era na MAC, porquê? porque é o local que me inspira confiança, onde são pioneiros em muitas matérias, a ÚLTIMA linha de socorro onde vão parar os casos que não correm bem nos outros hospitais, quer sejam privados, quer sejam públicos. também o esforço de modernização, de transparência, de informatização dos serviços da MAC não merecia ser interrompido desta forma, afinal não foi assim à tanto tempo que o mesmo Estado que a quer fechar, investiu muitíssimo dinheiro na modernização dos Blocos operatórios e nas urgências.  (ainda ecoam na minha cabeça, a obstetra a dizer-me: essa criança não pode nascer permatura, olhe que as urgências estão em obras e só abrem depois do natal! - isto foi há 6 anos!)
a MAC tem uma Unidade de Medicina da Reprodução - FIV na qual foram investidos milhões à dois anos atrás tendo ficado com umas instalações e um laboratório de topo, e portanto, não se trata só e apenas de nascimentos, também  se tratam de tantos e tantos casais que estão em lista de espera para uma FIV e que neste momento lhes foi “tirado o tapete” e que vêm assim o sonho de ter um filho ficar mais longe.
também o serviço de ginecologia não pode ficar esquecido, onde são tratados tantos problemas do foro ginecológico.
também esta maternidade que tem um Banco de Leite que auxilia mães que por diversas razões se vêm impossibilitadas de amamentar os seus filhos.
e não pode ficar esquecido o Espaço Amamentação onde o auxilio à amamentação é dado quando há dificuldades de amamentar os bebés que o não conseguem fazer.
dói-me, pensar que as equipas que por ali trabalham vão ser desmanteladas e que aquele saber e também, por que não dizer a cumplicidade, vão ser espartilhadas por outras unidades hospitalares...
nem tudo são rosas, pois não! parte do complexo hospitalar não tem grandes condições: nas enfermarias (puérperas) só há uma casa de banho para duas salas com 8 camas, o que é uma chatisse, pois é! eu vivi isso, e há espaço para melhorar, pois há! mas não se conseguem fazer obras e melhorias em todo o complexo hospitalar ao mesmo tempo.

Sem comentários: