quinta-feira, 7 de julho de 2016

hoje é dia de...

CHOCOLATE!!!!
esta quinta-feira celebra-se o Dia Mundial do Chocolate e não faltam motivos para ''O'' lambuzo total com tremenda iguaria.
chocolate negro, chocolate de leite, chocolate branco, chocolate com sal, chocolate com frutos secos, chocolate com frutas, chocolate com caramelo, chocolate em pó, bolo de chocolate, gelado de chocolate, bolachas de chocolate, amêndoas de chocolate, chocolate quente…  a lista é imensa e o chocolate é uma das iguarias gulosas mais apreciadas em todo o mundo.

Verdades*:
Quanto mais escuro e amargo for o chocolate, melhor? Verdade. Quanto maior for a percentagem de cacau, mais benefícios para a saúde o chocolate trará e menos açúcares e gorduras saturadas terá.
O chocolate reduz o colesterol? Verdade. A gordura do cacau, ‘manteiga de cacau’, é uma gordura ‘boa’, tendo um efeito benéfico sobre os níveis de colesterol no nosso organismo. Consiste, principalmente, em ácido esteárico e ácido oleico que, ao contrário das gorduras saturadas não elevam o ‘mau’ colesterol, podendo até mesmo reduzi-lo.
O chocolate melhora o humor? Verdade. O chocolate amargo (com mais de 70% de cacau) tem a capacidade de estimular as substâncias neurotransmissoras no sistema nervoso central, responsável pelo humor e bem-estar.
O chocolate branco não é benéfico para a saúde? Verdade. O chocolate branco é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar, e como não possui pasta de cacau, não contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. E ainda é mais calórico e rico em gordura saturada o que os anteriores.
O chocolate é afrodisíaco? Verdade. O chocolate aumenta a produção de serotonina, que dá uma sensação de prazer e felicidade. O cacau é considerado afrodisíaco por conter uma substância chamada feniletilamina, sendo que o chocolate, feito a partir do cacau, foi avaliado por exercer vários efeitos sobre a sexualidade humana, atuando principalmente como um eficaz afrodisíaco, estimulante do hipotálamo, aumentando o desejo sexual e melhorando o prazer sexual.
Mitos*:
O chocolate amargo não engorda? Mito. O chocolate é bastante calórico e se for ingerido em grandes quantidades pode descontrolar qualquer plano alimentar. Uma pequena quantidade diária de chocolate amargo, cerca de 25g, fornece cerca de 100 kcal. (oh tristeza!!!)
O chocolate provoca acne? Mito. A acne está relacionada principalmente com um desequilíbrio hormonal. Nenhum estudo científico comprovou essa relação até o momento. O que acontece, segundo a especialista e vários estudos, é que os alimentos que apresentam um alto índice glicémico podem agravar a acne, assim como o leite.
Comer chocolate diariamente acelera o envelhecimento? Mito. É precisamente o contrário. O chocolate com 70% ou mais de cacau tem antioxidantes de boa qualidade, devido à sua riqueza em minerais essenciais (como potássio, magnésio e cobre) e polifenóis, o que lhe garante muitos benefícios para a pele e para a saúde, como a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares.

ora então vou só ali e já venho!
*segundo a endocrinologista Rosa Maria Rahmi

Sem comentários: